Diário de Campo, 11/03/2024

Mapa do percurso realizado no bairro da Mouraria.

O nosso primeiro percurso, espontâneo e com intuito de explorar o território, teve como ponto de partida inicial as Escadinhas da Saúde, em frente à Praça Martim Moniz. Infelizmente, estavam fechadas, então decidimos seguir em direção à Casa-Museu Fernando Maurício que, embora também encerrada, dispunha de arte nas ruas que nos envolvia com elementos que remetiam ao universo do fado e de uma atmosfera gradualmente menos turística.

Ao alcançarmos o ponto mais alto do trajeto, descemos pela Rua da Costa do Castelo até chegarmos a um dos principais enclaves do bairro, a Travessa do Açougue. A partir desse momento, percebemos uma retomada da intensidade turística, principalmente na via escolhida para seguirmos, a Calçada de Santo André. Mudamos depois para a Rua dos Lagares e passamos pelo Funicular da Graça, prestes a ser inaugurado no dia seguinte, e também pelo Centro de Inovação da Mouraria, a “sede” do projeto.

Ao desviarmos para o Largo das Olarias, nos deparamos com a Villa Luz Pereira, uma antiga vila industrial. Continuamos nosso percurso pela Rua das Olarias e pela Rua da Bombarda, até tomarmos a Travessa do Maldonado em direção ao Intendente, onde decidimos concluir nossa caminhada. Retornamos à Praça Martim Moniz via Avenida Almirante Reis e Rua da Palma.

Raphael Corrêa, aluno de Licenciatura em Arqueologia