Diário de Campo, 18/03/2024

Mapa do percurso realizado no bairro da Mouraria.

No dia 18 de março, pelas 15:30, realizámos um passeio pela Mouraria que partiu da Travessa dos Lagares, com o intuito de fazer um registo de impressões a partir dos cinco sentidos. 

Ao longo do percurso procurámos registar cores, cheiros, texturas, elementos visuais como pontos de vista, estruturas arquitectónicas e outras noções que permitissem caracterizar o bairro.

Apesar de o tempo não ter sido muito, foi-nos possível detectar em meia hora características interessantes, desde logo, na subida ao Caracol da Graça, onde a arte urbana marca a sua presença de uma forma subtil, entre as cores vibrantes, próprias da arquitectura deste espaço. Diferentes cores e estilos de azulejo foram-nos acompanhando ao longo do trajecto, ornamentando os edifícios e chegando a estar presente até entre as peças da calçada, numa conjugação inesperada mas bastante expressiva de uma noção identitária, tanto do bairro como de Lisboa.

A relação com outros pontos da cidade foi também interessante de observar, estando a Mouraria situada na capital das sete colinas. Desde o rio que se vislumbra a partir do topo do Caracol da Graça, à Igreja de São Vicente de Fora que surgiu na paisagem enquanto percorríamos a Travessa das Mónicas, são vários os pontos de vista possíveis ao longo percurso.

Chegados ao largo do Menino de Deus, fomos surpreendidos pela igreja barroca do cimo da calçada que, apesar de imponente, passa algo despercebida naquele que é um dos limites que forma o bairro.

Será relevante ressaltar que não encontrámos na nossa curta rota, algum tipo de apoio à mobilidade condicionada, pelo que, ao nível da acessibilidade considerámos que existe ainda uma urgência para a reflexão e acção sobre este tema que não deve ser desconsiderado.

Ao percorrer a calçada de Santo André, deparámo-nos com o Largo do Terreirinho (que pela sua dimensão aparenta estar sempre com alguma afluência) subindo, de seguida, a estreita Travessa dos Lagares para retomar o nosso ponto de partida.

Joana Semedo, aluna de Mestrado em Museologia