Diário de Campo, 22/04/2024 (1)

Mapa do percurso realizado no bairro da Mouraria.

Começamos o nosso percurso às 16:40 saindo do Centro de Inovação Mouraria descendo a Travessa dos Lagares e nesta descida reparámos em alguns edifícios que percorriam esta rua especialmente as portas destes prédios devido às suas singularidades.

Descendo a Travessa dos Lagares chegámos ao Largo do Terreirinho onde observámos a habitual trânsito de carros e população neste local, seguimos pela rua Marquês Ponte de Lima e decidimos explorar a Vila Almeida, um pequeno conjunto habitacional maioritariamente composto por imigrantes em pequenos lotes habitacionais e conversamos com um dos moradores que nos explicou a sua situação e como foi viver para este local e ao lado da sua casa existia uma talha de grandes dimensões bem conservada.

Após a nossa visita à vila Almeida passámos pelo Beco da Amendoeira e conversámos também com uma das moradoras deste beco que nos indicou uma associação presente neste beco, a associação Ideias com Panos cuja proprietária Amália explicou-nos o que fazia na associação e como obteve este espaço, nesta associação são realizados  workshops de costura e Amália faz os seus trabalhos de costura estando atualmente a fabricar os fatos das crianças das marchas populares dos bairros da Mouraria e da encosta do castelo, alertou-nos da diminuição das crianças destes bairros ao longo dos anos.

Após a nossa visita ao Beco da Amendoeira percorremos a Calçada de Santo André até chegarmos de novo ao Largo de Terreirinho e voltamos a entrar na rua Marquês Ponte de Lima tendo depois virado no Pátio do Coleginho onde observámos azulejos numa das fachadas do edifício neste pátio, seguimos a rua Marquês Ponte de Lima até chegarmos às escadinhas da saúde onde terminámos o nosso percurso.

Diogo Sebastião, aluno de Mestrado de Arqueologia.