Miradas sobre la ciudad #3

3/07/2024

No terceiro dia do programa “Erasmus+ BIP Miradas sobre la ciudad” em Lisboa, os alunos continuaram o trabalho de campo nos largos da Mouraria com os grupos formados no dia anterior. Em grupo, começaram a discutir os elementos observados, questionando e refletindo sobre as suas problemáticas.

Mapeamento dos usos no Largo da Achada.

À tarde, no Colégio Almada Negreiros, deu-se início ao primeiro dia do Ciclo de Conferências “Diálogos Urbanos: Colaboração Interdisciplinar para Centros Históricos Sustentáveis” sob o tema “Antropologia do Lugar”, com a participação dos investigadores Marluci Menezes (LNEC) e Iñigo Sánchez Fuarros (INCIPIT-CSIC) e mediação da antropóloga Waltraud Müllauer-Seichter (UNED). Ambas apresentações permitiram o acesso, por partes dos alunos, ao conhecimento sobre o bairro, quer a nível demográfico, social, político e antropológico, por profissionais que estudaram o bairro sob essas perspectivas.

Programa Antropologia do Lugar“:

Iñigo Sánchez-Fuarros (Institute for Heritage Sciences, INCIPIT-CSIC), Ecos da Mouraria: Som e transformação urbana num bairro histórico de Lisboa (2011-2021)

Marluci Menezes (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), Revisitando a Mouraria a partir de uma experiência etnográfica: continuidades e transformações

Moderação: Waltraud Müllauer-Seichter (Universidad Nacional de Educación a Distancia)