Miradas sobre la ciudad #5

5/07/2024

Na sexta-feira, no Centro de Inovação da Mouraria, os cinco grupos realizaram apresentações, no âmbito de dois exercícios lançados no dia anterior. O primeiro consistia em associar vivências e memórias pessoais aos largos e o segundo correspondia a uma actividade colectiva através da qual o grupo deveria imaginar que palavras ou expressões o largo diria se falasse. Durante as apresentações, os alunos partilharam os textos elaborados em grupo, dando origem a reflexões sobre a identidade e o quotidiano nos vários espaços da Mouraria.

Depois de almoço, foi realizada uma visita-guiada à Casa-Museu Fernando Maurício, um projecto da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que pretende homenagear a vida e obra do fadista. A visita a este equipamento cultural foi imprescindível para dar a conhecer à equipa esta figura que integra uma parte importante da identidade da Mouraria.

Ainda neste dia, houve jantar na Casa de Fados, Maria da Mouraria, onde toda a equipa teve a oportunidade de vivenciar este ambiente tipicamente lisboeta, num dos bairros considerado um dos berços do Fado.