Miradas sobre la ciudad #10

11/07/2024

Neste dia, os alunos estiveram a finalizar as apresentações, que se realizaram às 16 horas, no Centro de Inovação da Mouraria. Os cinco grupos apresentaram, ao longo de quinze minutos, os largos trabalhados, através de uma descrição do espaço, assim como de um breve contexto histórico do mesmo. De seguida, partilharam um resumo das características que compõem o largo, abordando as suas mais-valias ou vantagens e fraquezas/ameaças. Por fim, como solicitado no início do projecto, os vários grupos apresentaram as suas propostas e soluções de combate aos problemas identificados. Foram referidas soluções de carácter mais ou menos interventivo, que pretendiam (ou não) fomentar o dinamismo nos espaços.

A abordagem interdisciplinar do projecto resultou em propostas bastante diversificadas devido à metodologia utilizada e aos diferentes contextos e referências dos alunos. Desde soluções que utilizavam como recurso a arquitectura, à análise antropológica e à metodologia historiográfica ou geográfica, todos os contributos distintos fomentaram um diálogo rico assente no cruzamento entre áreas.

Durante as apresentações, estiveram presentes profissionais do Centro de Inovação da Mouraria e também da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Às apresentações seguiu-se um momento de convívio que contou com a participação da Union Portugal e das suas empanadas que proporcionaram um fim de tarde muito bem passado entre toda a equipa.