No âmbito do projecto Erasmus Bip “Miradas sobre la ciudad”, foi proposta uma Unidade Curricular de integração (UC) em projecto, oferecida pelo Centro de Investigação CHAM – Centro de Humanidades na Faculdade de Ciências Sociais e Humadas da NOVA.
Esta UC foca-se no estudo de uma zona histórica da cidade de Lisboa, a Mouraria, particularmente afetada pela atividade turística e hoteleira e pelas novas dinâmicas de reabilitação urbana, com efeitos negativos significativos na qualidade de vida dos residentes e na perda do carácter de bairro que sempre identificou esta zona. Fortemente multicultural, as comunidades patrimoniais têm cada vez mais desafios, que este projecto está a identificar com vista à apresentação de propostas para um modelo de cidade sustentável caracterizado por uma resiliência equitativa e inclusão dos valores históricos e culturais. Através de uma primeira fase de caracterização da área de estudo, apoiada na investigação e na observação participante, junto com os parceiros locais, criar-se-á um dossier de trabalho com propostas de intervenção baseadas nos eixos temáticos da inclusão, a habitação, e o património.
Orientada pelas docentes Leonor Medeiros e Mafalda Pacheco, esta UC foi disponibilizada a alunos de licenciatura e mestrado das áreas de Arqueologia, História, História de Arte, Antropologia, Gestão do Território, Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território ou áreas afins.
As primeiras reuniões de trabalho decorreram na FCSH, definindo os limites da área de intervenção e fazendo uma primeira análise da malha urbana, com uma visão histórica da evolução do espaço e um primeiro levantamento dos recursos patrimoniais existentes.